Os estradeiros que trabalham como motoristas de caçamba já sabem que fazer o basculamento da carga não é uma tarefa simples. Para fazer um bom trabalho, o motorista precisa tomar alguns cuidados. Fique atento às dicas e evite acidentes.

– A carga deve ser distribuída de maneira uniforme do lado de dentro da caçamba. Se o conteúdo for úmido, o cuidado deve ser redobrado. Lembre-se de não exceder os limites legais da carga.

– Não é recomendável realizar o basculamento em locais movimentados ou perto de pedestres. O ideal é criar uma área de isolamento em torno do caminhão.

– O local ideal para realizar o basculamento é em terreno firme e nivelado. Evite inclinações, aclives ou declives. Verifique se há postes, cabos de luz ou rede elétrica por perto e que podem ser atingidos com o levantamento da caçamba.

– Confira se a tampa traseira da caçamba está aberta antes de começar o procedimento. É necessário manter o cavalo mecânico alinhado com a carreta para fazer o descarregamento em segurança.

– Se estiver com pressa, não dê trancos ou movimente o caminhão com a caçamba levantada. Isso pode danificar o caminhão, a caçamba e o sistema hidráulico.

– Não é recomendável fazer este tipo de operação em dias de fortes ventos. Neste tipo de casos o veículo pode começar a virar. Caso isso aconteça, não tente sair do caminhão. Fique na posição e posicione o corpo contra o encosto do banco e segure-se firme.

FONTE: BLOG IVECO

VIA: BLOG CAMINHÕES E CARRETAS